Portas Giro
A porta giro ou porta de abrir, como é mais conhecida, é a que mais se encontra nas casas brasileiras. É a porta “comum”, que utiliza dobradiças e conta com um batente para fixá-las, onde a folha da porta se encaixa. Geralmente, fazem parte do conjunto também as guarnições (peças que arrematam o encontro do batente com a parede).
Pensando nas vantagens, a porta giro garante mais vedação, e por isso, mais proteção térmica e acústica. Ela é também mais resistente a arrombamentos, com certeza a opção mais segura, principalmente para as entradas principais da residência. Como desvantagem, este tipo de porta ocupa muito espaço para abrir, o que atrapalha no momento de decorar o ambiente.
Na hora de comprar deste tipo de porta é importante verificar a qualidade da folha e do batente e se a porta não é leve demais, o que pode acabar dando aparência de qualidade inferior ao seu projeto.
Portas Pivotantes
O funcionamento da porta pivotante é bastante similar ao da porta giro, mas em vez de dobradiças, um pino é responsável pelo seu movimento: o pivô, instalado em cima e embaixo da porta, no local mais adequado.
Além de uma estética bem interessante, a porta pivotante economiza mais espaço que a porta giro, apesar de não permitir uma vedação tão eficiente. Elas são uma boa pedida para entradas principais de apartamentos, por exemplo.
Algumas partes da estrutura de uma porta pivotante devem ser bastante rígidas para evitar problemas de empenamento no futuro, por isso é imprescindível a mão-de-obra de uma pessoa especializada na instalação.